top of page

GRÁFICOS DO PROGRESSO DA INVOLUÇÃO

A obra remonta o gráfico extraído do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, referente ao desmatamento na Amazônia durante o período de 2015 a 2021. Ainda não há gráficos referentes à 2022, contudo, estimativas apontam que o desmatamento será 16% superior do que a devastação registrada anteriormente. 

A instalação é um desdobramento da minha pesquisa atual sobre o Antropoceno, teoria do químico Paul Crutzen, que aponta a formação de uma nova camada geológica formada pelo impacto do homem desde a Revolução Industrial até os dias de hoje.

O título menciona a palavra "progresso", que diretamente se relaciona com a Revolução Industrial, símbolo do desenvolvimento mundial, ao mesmo passo que provoca a destruição da natureza, elemento básico para a nossa sobrevivência. 

A ampliação indiscriminada do processo de industrialização resulta na involução do ser humano e a destruição do meio ambiente.

 "Gráficos do Progresso da Involução" é um dos gráficos da série que aborda temas atuais, como o "Overshoot Day", dia do ano em que a demanda da humanidade por recursos naturais supera a capacidade da Terra de produzir ou renovar esses recursos ao longo de 365 dias.

bottom of page