top of page

PASSANDO A BOIADA​

Vídeo  2' 56" | 2020

 

A obra surgiu após as declarações do ministro do Meio Ambiente do governo de Jair Bolsonaro, Ricardo Salles, feitas em reunião ministerial no dia 22 de abril de 2020 e cujas imagens foram divulgadas a mando do Supremo Tribunal Federal da República Federativa do Brasil. A fala do ministro é sobre aproveitar o momento de turbulência na cobertura da imprensa devido à pandemia da Covid-19 para "passar a boiada" na área ambiental e mudar as regras ligadas à proteção ambiental e à área de agricultura que incluem incentivo a grileiros, desmatadores e madeireiras.

 

O principal questionamento da série é sobre como a atual política ambiental brasileira está lidando com a destruição da Floresta Amazônica. A taxa de desmatamento na região aumentou 34% nos últimos 12 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior e mais de 9,2 mil quilômetros quadrados de floresta foram derrubados.

 

É preciso buscar um modelo com melhores condições ambientais para a nossa sobrevivência e a da natureza, exigindo das autoridades leis que controlem o desmatamento desenfreado.

Podemos conviver em pleno equilíbrio com o ecossistema sem causar a sua eliminação e é papel da sociedade a proteção e preservação do meio ambiente.

bottom of page